Cursos

Noções Básicas de Higienização Hospitalar

Data

Inicio: 13/08/2016 - 08:00
Término: 13/08/2016 - 12:00

Categoria

Técnico 1

Carga horária

4h

Professor (a)

Priscila Senna Mayrbaurl

Descrição

A higienizaçãodos estabelecimentos de saúde éfundamental para o controle da infecção hospitalar, proporcionando um ambiente organizado, higienizado, seguro para a permanência dos pacientes e atuação dos profissionais de saúde.

Neste curso vamos apresentar as especificidades da higienização e desinfecção de superfícies em estabelecimentos de saúde.

Ementa: O ambiente dos serviços de saúde e a transmissão de infecção; Infecção relacionada à saúde; Fatores que favorecem e que previnem a contaminação; Classificação das áreas hospitalares; Conceito, objetivo e finalidades do serviço de limpeza e desinfecção dos estabelecimentos de saúde; Recursos Humanos: postura, apresentação pessoal, atribuições técnicas, normas institucionais e capacitação; Produtos saneantes; Equipamentos e materiais; Processos de limpeza: tipos e técnicas; Biossegurança: EPI, EPC e mapa de riscos; Resíduos de serviços de saúde; Hotelaria hospitalar.

Público alvo: Novos colaboradores, Supervisores, Gerentes Operacionais, Encarregadas, Auxiliares de Limpeza e todos aqueles que desejarem aprender algo novo ou atualizar-se.

Metodologia: aula expositiva dialogada estabelecendo conexão entre a experiência vivencial dos participantes com o conteúdo estudado. 

imprimirImprimir comunicar erroComunicar erro